quarta-feira, 6 de julho de 2016


Novas regras eleitorais já estão em vigor e candidatos têm que ficar atentos.
Advogado explica que o objetivo é evitar o desequilíbrio nas disputas.

As restrições a partidos políticos e pré-candidatos que pretendem disputar as próximas eleições já estão em vigor. Desde o último dia 2, várias condutas estão vedadas e caso sejam contrariadas podem acarretar em penalidades e até mesmo no impedimento das candidaturas. Os atuais gestores que vão disputar a reeleição não podem mais fazer a propaganda institucional das prefeituras.

De acordo com Thiago Sá, presidente da Comissão Eleitoral dos Ordem dos Advogados do Brasil Secção Piauí (OAB), as novas regras aos atuais prefeitos têm o objetivo de garantir o equilíbrio das disputas. Parte das restrições está vigorando desde janeiro, como a instituição de programas assistenciais voltados para a população.

"Desde o último dia 2 quem for candidato à reeleição está proibido de fazer propaganda institucional das prefeituras que administra. Programas assistenciais a população estão vedados desde janeiro, a não ser que esse programa seja continuidade ao ano anterior", explicou.

Segundo o advogado, a Justiça Eleitoral tem o objetivo de evitar que candidatos que estão no poder obtenham vantagem em relação aos que não estão. Os gastos com a campanha eleitoral também foram delimitados para evitar o abuso de poder econômico que rotineiramente ocorre nos municípios.

"Todas essas medidas buscaram equilibrar a disputa e tirar essa questão de que quem está no cargo pode tirar proveito em detrimento daquele candidato que não está", falou o advogado.

O prazo para as convenções começa no próximo dia 20 de julho e vai até o dia 5 agosto. O período de campanha também foi reduzido de 90 para 45 dias.


Fonte: Portal de Cocal
O seu melhor portal do Piauí.

http://portaldecocal.blogspot.com.br


No oferecimento:



IFPI tem inscrições do Exame Classificatório 2016.2 prorrogadas até amanhã (07)

O Instituto Federal do Piauí prorroga, até 7 de julho, as inscrições para o Exame Classificatório. São oferecidas 1.630 vagas em cursos técnicos nas cidades de Campo Maior, Cocal, Corrente, Floriano, José de Freitas, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Pio IX, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina e Valença.

Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário pela internet e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de 30 reais, que deverá ser paga, até 8 de julho, nas agências e caixas eletrônicos do Banco do Brasil.

Os cursos são ofertados em duas formas de ensino: concomitante, para os candidatos que estão cursando, em 2016, a partir do 1º ano do ensino médio; e subsequente para quem já concluiu ou está concluindo, em 2016, o ensino médio. Em cada curso, por turno, 50% das vagas são destinadas aos candidatos egressos de escola pública. Da mesma forma, 5% das vagas serão destinadas aos candidatos com deficiência.

As provas do Exame Classificatório serão aplicadas no domingo, 31 de julho, das 8h às 12h (horário local). A prova terá 60 questões de múltipla escolha das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O gabarito será divulgado no mesmo dia, à tarde, e o resultado final será divulgado no dia 17 de agosto.

Faça sua inscrição. CLIQUE AQUI 

Fonte: Diretoria de Comunicação Social

 NO OFERECIMENTO:


Portal de Cocal

O seu melhor portal do Piauí

 http://portaldecocal.blogspot.com.br